CIRANDA DE PEDRA


Resumo do livro CIRANDA DE PEDRA

A história de Virgínia e suas irmãs se passa numa época em que as mulheres se vestiam com sobriedade, usavam luvas e chapéu para ir ao centro da cidade tomar chá com as amigas e olhar as vitrines. No entanto, o primeiro romance de Lygia Fagundes Telles, escrito em 1954, é uma obra atual e tem tudo a ver com os dias de hoje pois trata de temas recorrentes da obra da escritora, como o amor, a morte, a fragilidade da alma humana, a solidão, a loucura, a crueldade e o sonho, todos muito bem explorados pela narrativa viva e sensível de Lygia.

Na verdade, Lygia baseou-se num fato real para escrever Ciranda de pedra. Numa de suas caminhadas a pé, passou em frente a um casarão que estava sendo demolido. Ela entrou, passeou pelos cômodos vazios e encantou-se com uma fonte cercada por anões de pedra, a mesma que descreve no livro. E imaginou os dramas que se desenrolaram naqueles jardins, as tristezas e alegrias que envolveram os antigos habitantes daquela casa.

Ciranda de pedra conta justamente a história de uma família que se desagregou com a separação dos pais. Uma das filhas, Virginia, fica morando com a mãe doente e o segundo marido dela, numa casa pequena e desconfortável. As outras duas meninas acompanham o pai, que mora num casarão cercado de riqueza e conforto. As personagens do livro são apanhadas em situações aparentemente banais, que fazem parte da vida de qualquer pessoa. Há, no entanto, algo que as desintegra e as vai desnudando até que mostrem suas fragilidades, seus medos, suas loucuras.

Romance clássico, best-seller nacional, Ciranda de pedra teve adaptação para TV em 1981 e revelou Lygia Fagundes Telles como uma das mais representativas expressões da moderna ficção brasileira.

Autor:
Lygia Fagundes Telles

16 comentários:

bruna disse...

Nossa estou lendo o livro Ciranda de Pedra e estou achando sensacional. Estou aprendendo muita com aquela história. Estou lendo o livro para elaborar um trabalho escolar e estou adorando.

Anônimo disse...

tive q ler o livro p/ fazer uma prova.no começo acheia treva mas depois fui gostando mais e mais queria terminar o livro logo pois ficava anciosa para ver o final logo.o resultado foi tirei 10 na prva e amei o livro.obrigada lygia

glacyelly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
glacyelly disse...

nussa eu to lendo esse livro para esplicar na sala ele é bem legal mas muitas das partes ele é meio dificil de entender.

Anônimo disse...

simplismente sensacional................ADOREI

rubia disse...

Ameiiiiii....este livro...
Parabéns a autora Lygia..:)

thallita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thallita disse...

Estou terminando de ler o tal livro.Incrível! Vamos lendo e imaginando ; vendo as cenas acontecerem em nossa frente.Certamente, um dos melhores que ja li.

Anônimo disse...

udutyuyutyu

Anônimo disse...

Tenho q ler esse livro para fazer uma prova amanha, vou pegar resumo não da tempo de ler em um dia kkkkkk

Anônimo disse...

Sensacional esse romance.O incio dele é meio desinteressante mais depois de umas 8 paginas ele se transforma num perfeito passa tempo.O final foi trite queria que Virginia e Conrado ficassem juntos.E também queria que esse romance fosse infinito pois ele é uma bela obra de Lygia Fagundes Teles e como uma bela obra, não deveria acaba nunca.

Anônimo disse...

NOSSA cara, eu sou portugues e estou lendo o livro. tou amando. tou brincando, e uma merda, vido de uma brasileira so podia ser

Anônimo disse...

legalsinho*-*
bem criativo, to gostando/

Anônimo disse...

Salvou minha pele!

Anônimo disse...

Eu li todo esse livro e num entendi quase nada,é muito complicado...!

Anônimo disse...

pinto